Para te ajudar na sua criação de conteúdo irei te mostrar 6 dicas importantes de como criar conteúdo de qualidade, e podem ser aplicadas tanto em Blog como em redes sociais.
Criar o seu próprio conteúdo é muito importante para que você se torne referência no seu nicho de mercado e a atraia mais público, para que futuramente você consiga converter essas pessoas em clientes.
No começo até parece um pouco complicado, mas com o tempo e prática se torna algo mais simples.
Se você tem dificuldade da produção de conteúdo, leia este artigo até o final pois garanto que irá te ajudar.
#1 – Conheça o seu público
Primeiramente você precisa conhecer o seu público-alvo para postar conteúdos de seus interesses.
Você precisa analisar as seguintes informações:
- Qual a faixa etária do seu público?
- É composto por mais homens ou mulheres?
- Quais são os seus gostos?
- Quais são os seus principais sonhos?
- Quais são os seus medos?
Se você não souber responder as perguntas acima com clareza, está na hora de conhecer melhor o seu público.
A partir disso você saberá como eles se comunicam e como você pode falar a linguagem deles para aborda-los.
#2 – Procure fontes de inspiração
Outra dica importante para criar conteúdos de qualidade é procurar fontes de inspiração. Você pode analisar livros, músicas, filmes, séries ou até mesmo uma pessoa que te inspire.
Veja o que está dando certo para os seus concorrentes e o que eles estão fazendo.
Procure por sites e canais no YouTube, veja o que estão falando sobre o mercado do seu nicho.
E sempre anote tudo para depois não esquecer.
#3 – Tenha calendário e programação
A organização e programação são essenciais para saber quando, onde e como irá postar um determinado conteúdo.
O ideal é que você tenha um calendário para determinar quantas vezes e quais dias da semana você irá postar em cada rede social ou blog.
Utilize ferramentas como o Excel para simplificar essa tarefa.
#4 – Coloque em prática a sua produção de conteúdo
Antes de começar a produzir o seu conteúdo, organize todas as suas ideias no papel.
Essa organização servirá como a sua estrutura no qual você se apoiará para produzir seus posts.
Isso te ajudará a ter foto e a não esquecer pontos importantes na criação do seu conteúdo.
Depois disso comece a criar, escreva o seu texto, adicione imagens e, por fim, revise tudo.
#5 – Aprenda técnicas para elevar o seu conteúdo
Utilize a técnica SEO
Outro ponto indispensável é adotar o uso de palavras-chave e outras técnicas de SEO (Searching Engine Optimazation). Esse termo se refere a um conjunto de práticas para atingir o melhor posicionamento no Google e em outras plataformas digitais.
Quanto mais os seus conteúdos aparecerem nos primeiros resultados, maiores serão as chances de as pessoas consumirem o seu conteúdo.
Crie títulos atraentes
Você também deve criar títulos atraentes para os seus conteúdos, pois a chance de alguém clicar e visualizar os seus posts são gigantescas.
Tenha chamadas para ação
Ter uma chamada para ação é uma técnica muito importante para elevar o seu conteúdo.
Por exemplo, o que você quer que as pessoas façam depois se consumir seu conteúdo? Quer que se inscreva no seu canal? Te sigam nas redes sociais? Compartilhem o seu conteúdo? Baixem o seu E-book?
A chamada para ação é muito importante, pois as vezes tudo o que o seu público precisa é ouvir de você algum pedido final, e com isso você gera likes, comentários, compartilhamentos e até mesmo vendas.
#6 – Acompanhe e veja o que precisa melhorar nos seus conteúdos
Lembre-se de sempre acompanhar seus resultados obtidos após cada publicação.
Quantos acessos você teve? Quantos compartilhamentos? Quantos likes e comentários? Você já gerou leads? Já realizou alguma venda?
Nas redes sociais, você acompanha os resultados das publicações pelas próprias ferramentas das plataformas. Para Blog e Youtube utilize a ferramenta Analytics.
POR FIM…
As vantagens de criar o seu próprio conteúdo são imensas, não é uma tarefa tão fácil no início, mas o retorno compensa totalmente os esforços.
Espero que tenha te ajudado de alguma forma e te desejo sucesso na sua trajetória.
Até o próximo post…
Gabriela Camargo
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